O product service system (PSS), ou sistema produto-serviço, é um novo modelo de negócio adotado por empresas. Neste, as vendas tradicionais são substituídas por um sistema comercial em que as empresas possuem os bens produzidos, realizam sua manutenção e asseguram seu funcionamento, e cliente paga pelo uso do produto. No Brasil, o sistema é também conhecido como servitização. Ao redor do mundo, muitas empresas já adotaram este novo formato. A Rolls-Royce, fornece suas turbinas e as companhias aéreas pagam por hora de voo. A Michelin disponibiliza seus pneus para uma frota de caminhões e recebe pela quilometragem rodada. A Philips, realiza uma análise do ambiente e o design de iluminação e cobra por hora de luz utilizada. Serviços de compartilhamento de automóveis também são outro exemplo deste sistema que, segundo estimativas, representarão um mercado de 1,5 trilhão de dólares em 2030.
Motor Rolls-Royce sendo inspecionado
No Brasil, a servitização também já é uma realidade. A Whirlpool não vende purificador de agua, mas fornece o equipamento, a manutenção, troca o refil e cobra uma assinatura mensal. Uma outra característica interessante do PSS é que, diferentemente do mercado tradicional, as empresas buscam sempre uma maior durabilidade e qualidade de seus produtos, uma vez que as mesmas que irão arcar com os custos de manutenção. Desta forma, a obsolescência programada perde o sentido, fazendo com que a necessidade de produção diminua, reduzindo custos e gerando menos lixo. Para o PSS, quão maior a vida útil do produto, maior será o lucro. O descarte dos produtos, quando terminam sua vida útil, não é feito pelo cliente, mas sim pela empresa que o produz. Dessa forma o lixo pode ser descartado de forma correta e possibilita o reuso ou a reciclagem do material. O PSS pode ser uma alternativa para se diferenciar no mercado e se destacar diante de uma concorrência baseada em preços. Empresas que no mercado tradicional precisaram de um grande investimento imediato, como a compra de máquinas, por exemplo, podem ser esse valor extremamente reduzido, facilitando a abertura de negócios. O sistema produto-serviço ainda apresenta alguns desafios, como a receita diluída ao longo do tempo, gerando o a necessidade de um capital de giro muito maior, a qualidade do serviço define seu sucesso e a resistência cultural dos clientes pela posse do produto. No entanto, é uma nova forma de mercado, desenvolvida recentemente e que possui potencial para ser desenvolvida.
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