top of page
  • Eduardo Cavalcanti

Seleção de materiais para a indústria. Qual a sua importância?



No dia a dia é comum ouvirmos e observarmos falhas em diversos processos industriais devido à falta de um estudo que viabilize se o material que está sendo utilizado é o mais adequado. Mas, quando saber que devo realizar um estudo de seleção de materiais? E por que devo realizá-lo?


Atualmente, 38% das falhas nas indústrias são ocasionadas pela escolha incorreta de um material. A seleção de materiais é feita para que o material escolhido seja o mais adequado, tanto em custo-benefício quanto em qualidade, para ser utilizado na função que for requisitado. Os critérios para a escolha correta são vários, desde as condições de operação até as melhores propriedades para a sua aplicação. Além de seguir diversos critérios, são realizadas pesquisas e utilizados diversos métodos para que o responsável tenha certeza de que aquele material vai se encaixar corretamente e não comprometerá o resultado final do produto.


Entre alguns benefícios proporcionados por essa seleção destacam-se:

  • Redução de Custos;

  • Redução de Peso;

  • Sustentabilidade;

  • Diminuição de falhas;

  • Maior Qualidade;


Ao longo dos anos o número de materiais cresceu muito e devem continuar crescendo cada vez mais. Em um mercado que preza por melhorias e excelência, a sua empresa está se modernizando? Com a utilização dos melhores materiais disponíveis no mercado a tendência é que os problemas se minimizem e a eficiência aumente.


bottom of page