top of page
  • Pedro Rodrigues

Usinagem CNC: Entenda como era antes e como funciona esta tecnologia hoje


O termo CNC é uma evolução da sigla NC, que significa apenas Comando Numérico. Como o próprio nome diz, CNC refere-se ao controle de máquinas ferramentas programáveis por computador. No NC no entanto, um computador pode não estar envolvido no processo, como é o caso de máquinas mais antigas que podiam ser controladas com fitas ou cartões perfurados.

O NC e o CNC permitiram um enorme ganho na produtividade das máquinas ferramentas, pois elas podem operar automaticamente sem a necessidade da constante atenção de um operador. Antes do desenvolvimento destas tecnologias, havia algumas formas de semi automação, como copiadores hidráulicos por exemplo. Neste sistema era possível usinar peças em um torno ou fresadora copiando manualmente um gabarito e reproduzindo-o. Porém, com as implementações das primeiras máquinas NC, e então CNC, o aumento de produtividade e formas de automação cresceram radicalmente e uma das áreas que recebeu este benefício foi a usinagem.

O processo de usinagem CNC começa tipicamente com um programa de computador para que se possa especificar cada peça a ser usinada. Normalmente se utiliza o software Auto CAD, que pode ser utilizado para criar as especificações para cada um dos componentes ou mesmo uma parte do produto manufaturado. Este projeto é então transformado em uma série de valores numéricos para que uma máquina CNC possa utilizar as informações para mover e operar uma variedade de ferramentas.

Esquema no Auto CAD de uma peça a ser usinada por uma máquina CNC

Compreendida a primeira etapa, é hora de entender como funciona a usinagem CNC – este método consiste tipicamente de uma base onde uma peça de trabalho pode ser colocada para ser usinada. Estas bases frequentemente fornecem dois eixos de movimento para que se possa posicionar a peça de qualquer forma, a fim de atender as necessidades e especificações desejadas. Certas configurações também incluem um batente traseiro, que pode adicionar de um a sete eixos adicionais para posicionar uma peça de forma mais precisa, possibilitando assim trabalhar com geometrias mais complexas.

Algumas máquinas CNC só possuem uma ferramenta, podendo ser uma furadeira, prensa, serra ou qualquer outro tipo de equipamento. Outros modelos possuem várias ferramentas diferentes em uma única célula, de modo que uma peça pode ser facilmente cortada, perfurada, e trabalhada de forma que outras operações possam ser realizadas.

Com o intuito de atender as necessidades encontradas pelas empresas, a Liga Consultoria possui equipamentos para serviços que podem ser mais simples, como no uso de tornos e fresas convencionais, ou mais sofisticados, com o uso de torno central e máquina de eletroerosão a fio CNC para atender serviços complexos.

Referências

1) http://www.protoptimus.com.br/maquinas-cnc-historia-comando-numerico-computadorizado/

2) https://www.mecanicaindustrial.com.br/689-o-que-e-usinagem-cnc/

bottom of page