• Jedaías Januário

Qual o Motivo de os Aços Inoxidáveis Enferrujarem?


Vez ou outra reparamos a presença de ferrugem nas paredes internas de um elevador ou quem sabe em algum objeto do cotidiano feito de aço inoxidável, conforme mostrado na figura 1 abaixo. Mas se estes aços são inoxidáveis, por que eles entram em processo de corrosão?

Para saber a resposta desta pergunta é preciso entender primeiramente o conceito de corrosão, que nada mais é que a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, aliada ou não a esforços mecânicos. (GENTIL, 2011)

A ferrugem é o produto da corrosão do ferro, que está saindo de um estado de maior energia para um estado mais estável de menor energia. A presença deste óxido na superfície do material pode promover a fragilidade de uma estrutura através da redução da espessura do substrato e, consequentemente, perda de propriedades mecânicas.

Na Figura 2 a seguir pode se observar ferrugem sobre a superfície de tubos de metal.

Como o aço inoxidável é uma liga composta basicamente por ferro e cromo, com passar do tempo, a depender das condições de temperatura e tempo de exposição ao meio, podem aparecer alguns pontos de ferrugem na estrutura do material.

Há várias classes de aços inoxidáveis, a saber:

  • Austeníticos;

  • Martensíticos;

  • Ferríticos;

  • Endurecíveis por precipitação;

  • Duplex;

Algumas classes são mais suscetíveis à corrosão que outras. Para uma correta aplicação do aço, devem ser feitos estudos de composição química, do nível de agressividade do ambiente, além de ensaios de corrosão que venham simular os efeitos corrosivos do meio no material. Porque além dos prejuízos econômicos, a má seleção de materiais ou a falta de monitoramento da corrosão em um projeto pode oferecer também riscos à integridade humana.

Ainda assim, apesar de alguns casos, os aços inoxidáveis são os aços mais resistentes à corrosão. Sendo estes amplamente utilizados em diversas esferas da sociedade, nas indústrias química, petroquímica, de alimentos, em utensílios domésticos, materiais hospitalares e afins.

Referências:

http://arinox.com.br/blog/aco-inox-enferruja/

http://www.tanquedeacoinox.com.br/o-aco-inoxidavel-pode-enferrujar/

http://www.infomet.com.br/site/acos-e-ligas-conteudo-ler.php?codConteudo=105

#Açosinoxidáveis #Ferrugem #Corrosão

10 visualizações

Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-540 , IMTM (Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais).

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle