top of page
  • Talita Cavalcanti

Scrum: A Transformação no Modo de Trabalho, Criação, Planejamento e Pensamento das Empresas


A metodologia Scrum, criada por Jeff Sutherland há mais de vinte anos, surgiu para substituir o desenvolvimento de softwares do setor de tecnologia. Esses geralmente utilizavam o método em cascata, que é bastante ineficiente, pois normalmente ocorriam atrasos nos prazos e o orçamento era extrapolado. O Scrum proporcionou uma mudança radical das metodologias prescritivas e, atualmente, a metodologia vem sendo expandida para o setor de negócios fora do mundo da tecnologia.

O Scrum é uma metodologia ágil, onde os projetos possuem um ciclo, chamados de Sprints. O Sprint representa um conjunto de atividades que devem ser realizadas em um determinado período. Já as funcionalidades que serão implementadas são chamadas de Product Backlog. Essas não são fixadas desde o início. Na verdade, elas crescem e mudam à medida que se conhece mais sobre o produto. O Product Backlog é definido pelo Product Owner, a pessoa que, além de definir, prioriza nas Sprint Planning Meetings. Uma vez que as tarefas são alocadas em Sprints, o Product Backlog se transforma no Sprint Backlog.

A cada dia de um Sprint é realizada uma reunião diária, chamada de Daily Scrum. Essa etapa deve ser realizada sempre no mesmo local e horário e tem como objetivo informar sobre atividades realizadas no dia anterior. É uma etapa muito importante, pois ajuda a estabelecer prioridades para o dia. É importante salientar que o Daily Scrum não é uma reunião para resolver problemas e, portanto, deve ser breve com aproximadamente 15 minutos.

Ilustração da metodologia Scrum

Ao final do Sprint é feito um Sprint Review Meeting, ou seja, uma reunião para apresentar o que foi alcançado no ciclo. É uma reunião com todos os envolvidos no projeto, além de gerências de um modo geral e clientes. Internamente, é realizado também um Sprint Retrospective para avaliar o que funcionou bem ou não e o que pode ser melhorado.

A metodologia Scrum é uma ferramenta muito importante para o gerenciamento de projetos e muito útil para a otimização de processos, já que sua implementação exige muita organização dentro da empresa.

Referências

bottom of page