top of page
  • Gabriela Cordeiro

Conheça o MEJ- Movimento Empresa Júnior



O que significa MEJ?

O Movimento Empresa Júnior é um empreendimento que não tem fins lucrativos, mas no qual todos saem ganhando. A sua organização é feita por estudantes de graduação e sua orientação, por professores.


Nela, os estudantes podem realizar projetos e prestar serviços para outras empresas, aprendendo na prática a exercer a profissão para a qual estão se formando.


Sua missão é formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

Como funciona uma empresa júnior?

Tal como um negócio tradicional, a empresa júnior se organiza em setores (presidência, marketing, recursos humanos etc.). A diferença é que todos os cargos são ocupados por estudantes universitários eleitos por um período determinado.

Por que eu deveria contratar uma empresa júnior em vez de uma empresa sênior?

Sua organização é feita de modo para que todos saiam ganhando. Por não ter fins lucrativos, os membros das empresas juniores não têm nenhum retorno financeiro pelos projetos que realizam, por isso podem cobrar preços inferiores aos do mercado. Além disso, o cliente vai contar com o entusiasmo de alunos bem capacitados com orientação de professores renomados, ambiente que traz muito mais inovação e resultados do que um mercado já cansado que segue os mesmos processos há anos.

Por que eu deveria participar de uma empresa júnior?

A participação em uma empresa júnior é essencial para um bom aproveitamento do seu curso de graduação e para garantir uma boa inserção no mercado de trabalho quando você se formar. Ela proporciona a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos teóricos que você aprende na sala de aula, lhe prepara para o mercado de trabalho ao lhe colocar em contato com diversas empresas e pelo fato de funcionar de um jeito muito semelhante a empresas seniores. Além disso, você desenvolve importantes habilidades que serão muito úteis como liderança, trabalho em equipe, prática profissional, consciência social, autocontrole, responsabilidade e espírito empreendedor. Tudo isso vai lhe dar vantagem na competição do mercado de trabalho.

Mitos sobre o MEJ que você deve esquecer

A maioria dos mitos que se criam em torno da empresa júnior mostra o desconhecimento dos processos e do funcionamento das EJs.


É uma “empresa de mentirinha”

Por não levarem a sério estudantes de graduação, algumas pessoas têm preconceito com o movimento, por achar que por envolver alunos, tudo não passa de uma brincadeira. Muito pelo contrário, fazer parte de uma empresa júnior exige comprometimento, responsabilidade, muito esforço e vontade de aprender, os processos seletivos costumam ser concorridíssimos e existe muita seriedade envolvida.


Só são feitos projetos simples

Existe uma lógica simplista que leva muitas pessoas a pensarem que, pelo fato de a empresa júnior ser totalmente gerida por graduandos, só são realizados projetos simples.


Na verdade, a capacitação constante é um dos pilares do MEJ e, por isso, não faz sentido algum deixar de buscar desafios cada vez maiores.


Também é bom lembrar que o trabalho é orientado por professores, que estão lá para ajudar nas tarefas complexas. Além disso, a EJ conta com a parceria de empresas, instituições e, inclusive, de outras EJs, que muitas vezes trabalham em conjunto para atender grandes projetos.


Não vale a pena porque é trabalho voluntário

Sabemos o quanto é bom ter aquela graninha extra, ela é muitas vezes necessária, não são todos os estudantes que têm o privilégio de apenas estudar. O fato de não ter fins lucrativos é um fator que costuma diminuir o interesse dos alunos pelas empresas juniores que muitas vezes preferem dedicar seu tempo livre para um trabalho com remuneração, mesmo que seja fora da área que quer atuar.


Porém, precisa ser entendido que participar de uma EJ é um investimento a longo prazo, no qual você ganha experiência na sua área, capacitação, network e muitos outros benefícios já citados. O resultado financeiro deste trabalho será colhido no futuro, quando você colocar em prática no mercado de trabalho tudo aquilo que você aprendeu. Portanto, se você puder esperar, garanto que vale a pena.

Mas e a Liga Consultoria?

A Liga Consultoria é uma empresa de soluções em Engenharia de Materiais sediada na Universidade Federal de Pernambuco.


Foi fundada em 27 de janeiro de 2017 por um grupo de estudantes buscando atrelar a difusão do curso pela região ao crescimento do empreendedorismo no mundo. Para isso, estamos em constante progresso pessoal e profissional a fim de impactar empreendedores, meio ambiente e o Movimento Empresa Júnior positivamente.




Saiba mais sobre nós:

 

Referências:


Tudo que você precisa saber sobre o Movimento Empresa Júnior. Disponível em: <https://faro.edu.br/blog/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-movimento-empresa-junior/>. Acesso em: 21 abr. 2022


Conheça o MEJ. Disponível em: <https://brasiljunior.org.br/conheca-o-mej>. Acesso em: 21 abr. 2022.



bottom of page