• Rodrigo Sarinho (Diretor Financeiro)

7 princípios estratégicos de empreendedorismo


É parafraseando uma frase de um dos maiores empreendedores de todos os tempos, Steve Jobs, que esse texto é introduzido: “Persistir é caminho ao sucesso de seu empreendimento”. Aliás, a melhor forma de aprender sobre como criar negócios de sucesso é lendo histórias de quem já fez isso. Seguindo esta lógica, serão mostradas neste artigo sete evidências que distinguem pessoas bem sucedidas de todo o resto.

Fazer o que ama não significa deixar o dinheiro em segundo plano

Já pensou em fazer aquilo que você mais gosta ganhando o quanto você sempre sonhou? A resposta de Guy Laliberté à pergunta foi sim. Esse cara foi um palhaço de circo no Canadá, que, ao decidir mudar o status do circo de sem fins lucrativos para fins lucrativos, ele tornou o ‘Cirque du Soleil’ num dos maiores grupos de entretenimento ao vivo do mundo, tendo sua companhia valorizada a 1,37 bilhões de dólares.

Poupar só se for o tempo

Suze Orman se tornou a número 61 da lista de mulheres poderosas da Forbes se utilizando de sua filosofia de vida descomedida, quanto à autovalorização pessoal. Consultora de finanças pessoais, Orman conta em suas palestras, se exemplificando a si própria, que mesmo em momentos de crises, não é preciso se desfazer de luxos para se resolver os problemas financeiros. Em outras palavras, poupar dinheiro não significa ganhar mais.

Ninguém fica rico sozinho

Assim como Suze Orman, Warren Buffet foi um empreendedor de grande sucesso. E uma das coisas que eles têm em comum é o poder de empoderar outras pessoas. Ao se convencer de que o know-how é quase inútil sem o know-who, Buffet superou sua timidez para, então, recrutar pessoas ao filtro do desempenho das ações de gestores corporativos, tornando-as tão ricas quanto ele.

Imitar, e não inovar

É improvável falar de sucesso sem lembrar-se de Bill Gates. Sendo o segundo homem mais rico do mundo em 2018, segundo a revista Forbes, Gates teve a ideia de recriar códigos de sistemas operacionais a fim de ter seu próprio sistema, o Windows, que hoje está presente em mais de 90% dos computadores do mundo. Para isso, ele partiu da compra de um software de uma outra empresa. Ou seja, a inovação dificilmente é tão relevante quanto a execução adequada de uma imitação feita no tempo certo.

É preciso cair para se levantar

“Ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser um iniciante novamente. [Isso] me libertou para entrar em um dos mais criativos períodos da minha vida”, disse Steve Jobs completando assim: “Eu sou a única pessoa que conheço que perdeu um quarto de US$ 1 bilhão em um ano... isso ajuda a construir seu caráter.” Assim pode-se resumir a biografia de Jobs: superação a partir da admissão do erro e singularidade no sucesso profissional, estando entre as 20 pessoas mais poderosas do planeta, em 2010.

Ser um bom negociador

Fechar um bom acordo não significa sair ganhando. Além disso, uma boa troca pode valer muito mais do que uma excelente venda. Foi assim que o cineasta Adam McKay se tornou um dos produtores e diretores de maior sucesso de Hollywood. Através de uma boa negociação com uma equipe de roteiristas, Adam conseguiu sua própria equipe de filmagem para produzir curtas-metragem, pondo em troca sua atuação em filmes.

Não só empodere pessoas, difunda esse trabalho e espalhe a riqueza

Devido a problemas graves de dislexia, Sir Richard Branson não poderia gerenciar empresas, como de sua vontade. Porém isso se tornou a sua maior força para dirigir um fundo de capital de riscos, apostando e trabalhando em ideias brilhantes e pontos fortes de pessoas empreendedoras. Fazendo pessoas crescerem com seus negócios, Branson se tornou em 2017 o sétimo maior bilionário do Reino Unido, detentor de 5,2 bilhões de dólares.

#empreendedorismo #estratégia

13 visualizações

Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-540 , IMTM (Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais).

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle